O COMPROMISSO CRISTÃO
2Co 4.1-6.
A conversão de nossas vidas a Cristo, necessariamente deve trazer consigo um resultado: o testemunho cristão. Na referência supracitada observamos o apóstolo Paulo nos transmitindo uma descrição de um cristão que pela misericórdia de Deus, foi convertido ao Senhor Jesus Cristo. E esse mesmo cristão tem coragem para sustentar a verdade do evangelho. Paulo escreveu este texto aos Coríntios, não somente para falar-lhes sobre a sua fidelidade ao Senhor Jesus, mas para fazer com que a igreja que estava em Corinto , refletisse sobre o seu Compromisso Cristão.
A primeira coisa que podemos entender quando falamos em Compromisso Cristão, de acordo com o texto é que O COMPROMISSO CRISTÃO:
I - Conduz a rejeição de tudo o que não agrada a Deus.
Mas, nem sempre é fácil revelarmos coragem para rejeitar e combater publicamente tudo o que é vergonhoso. Não apenas de coisas morais que não agradam Deus, mas também quanto a nossa relação com a sociedade, em sermos exemplo para ela, levando a verdade do evangelho e denunciando o pecado. O compromisso cristão implica na rejeição de tudo o que Deus também rejeita.
II - Conduz à Fidelidade para com a Palavra de Deus.
Nós como cristãos não podemos falsificar ou adulterar a palavra de Deus, para justificar qualquer atitude nossa. Não se pode distorcer a Escritura Sagrada para satisfazer as vontades de uma sociedade que está cega da vontade e da verdade do Senhor. Paulo e os cristãos de Corinto viviam num contexto em que haviam pessoas cegas espiritualmente, e que por isso deveriam manter fidelidade a Palavra de Deus, como que apontando o caminho do Senhor.
III - Conduz a benção de Deus sobre as pessoas que estão a nossa volta.
Quando se tem coragem para sustentar a verdade do evangelho, isso se torna benção para aqueles que ainda não tem a sua consciência iluminada pela luz de Cristo. Não podemos desistir. Uns aceitarão o evangelho, outros não. Não existe milagre maior do que quando os olhos de uma pessoa se abrem para as verdades da Palavra de Deus. Você já parou para imaginar o resultado, os efeitos, que o Compromisso Cristão vivido por nós pode trazer para outras pessoas.
Irmãos! Se queremos ver pessoas libertas pelo Senhor Jesus, é preciso viver este Compromisso Cristão. Que estejamos dispostos e com coragem para sustentarmos a verdade da Palavra de Deus nesse mundo carente do Senhor.
Rev. Diego Maia