O VALOR DE UM DIÁCONO
No próximo dia 09/07 a Igreja Presbiteriana do Brasil celebra o Dia do Diácono. Uma data reservada para lembrarmos de pessoas muito importantes e especiais como essas que foram chamadas por Deus, e escolhidas pela igreja para servir.
Podemos ver na Palavra de Deus que os diáconos eram homens de fé, cheios do Espírito Santo, de boa reputação, pregadores, evangelistas, e cuidavam das necessidades dos irmãos (At.6.1-5;7;8.5,40). Não é sem sentido que as pessoas atendiam às palavras desses homens (At.8.6), pois os viam como, e de fato são, homens de Deus.
Vivemos dias em que as pessoas tratam seus governantes e autoridades civis com descaso e desrespeito. Em alguns contextos eclesiásticos parece que essa é a mesma situação em relação aos oficiais de muitas igrejas. Ouço alguns contarem histórias de tempos em que os diáconos eram vistos como homens de Deus. Pessoas que foram chamadas para servir os outros, para cuidar dos outros e que eram respeitados em suas palavras. Eram vistos não como inimigos, mas como servos prontos para ajudar em qualquer situação.
Ainda que nossos dias não sejam como os de antes, os valores cristãos, bíblicos e eclesiásticos permanecem os mesmos. A igreja continua elegendo homens de Deus e não podemos nos deixar levar pela insensibilidade do mundo que inconscientemente adentra as portas de nosso entendimento. Como igreja devemos tratar com nossos oficiais conforme aprendemos com a bíblia e não como aprendemos com o mundo.
O valor de um diácono? Fico pensando. Que valor pode ter alguém que em todo o tempo está zelando para que tudo à minha volta funcione perfeitamente bem, me livrando de incômodos, a fim de poder desfrutar dos momentos mais sublimes que qualquer ser humano possa experimentar nesta terra: a paz na presença de Deus?
Obrigado Diácono. Você é uma bênção!
Rev. Diego Maia