Canal da Igreja - Ao Vivo

sábado, 27 de agosto de 2011

Pastoral


O CRESCIMENTO SAUDÁVEL DA IGREJA
Uma abordagem da igreja em Atos dos Apóstolos
              O livro de Atos dos Apóstolos revela alguns princípios fundamentais para o crescimento saudável da igreja. Muitas igrejas evangélicas não têm experimentado um desenvolvimento saudável com base nas Escrituras. Isso é o resultado de parte de uma equação onde as pessoas preferem um evangelho fácil, sem compromisso e até mesmo sem conteúdo. A ojeriza para com um estudo doutrinário fundamentado no Evangelho tem feito muitas pessoas a abandonarem as igrejas, a desistirem de uma vida cristã saudável, e, ou experimentarem um cristianismo de experiências físicas e emocionais apenas, esquecendo-se do Evangelho que é o Poder de Deus para transformação de vidas, e o exercício de uma vida tanto espiritual como racionalmente saudável.
Há, entretanto, os que advogam pura e simplesmente um crescimento da igreja sem a necessidade de se considerar os fundamentos do evangelho para isso. Dizem que a igreja primitiva não pode ser mais o modelo para o crescimento da igreja hoje, por que estão em contextos completamente diferentes. Argumentam que a igreja precisa reinventar-se. Defendem que um estudo doutrinário fundamento no evangelho não conduzirá necessariamente ao crescimento saudável, pois a fé é mais importante que o conhecimento, e é por isso que o número de pessoas evangélicas tem crescido.
O crescimento da Igreja Primitiva em Atos dos Apóstolos mostra como seu desenvolvimento era saudável. A igreja perseverava na doutrina dos apóstolos. O conhecimento de Deus, do Evangelho, era algo relevante na comunidade cristã do primeiro século. O serviço também o era, pois partiam o pão de casa em casa e distribuíam seus bens à medida que alguém tinha necessidade de maneira que compreendiam o que era ser Corpo de Cristo, ajudando e vivendo em favor uns dos outros. Compreendiam que foram chamados para estarem juntos em comunhão, e sem conhecerem qualquer individualismo religioso, andavam juntos, oravam juntos, e viviam juntos. Tinham tudo em comum. Essa unidade, e compromisso uns com os outros os tornavam simpáticos diante da comunidade. Essa Igreja não cedeu as pressões de sua época, e nem se rendeu a qualquer modismo, mas debaixo desses princípios fundamentais do evangelho de Cristo, o próprio Deus lhes acrescentava o número dos que eram salvos. Não é sem propósito que Lucas registra em último lugar o crescimento numérico. O mais importante para a saúde da igreja está em seu relacionamento com Deus e com os discípulos que a compõe, tendo como parâmetro para esse relacionamento o próprio Evangelho.
É importante, considerar que quando o Senhor Jesus designou a grande comissão em Mateus 28.19,20 Ele disse que se fizessem discípulos ensinado-os a guardar tudo o que Ele tinha ordenado. Isso mostra que o Evangelho não pode ser negociado com quaisquer outros valores humanos e que o ensino do Evangelho é importante para a formação dos discípulos de Cristo. O livro de Atos dos Apóstolos, embora, não sendo um livro teológico é um livro inspirado por Deus, e trás consigo princípios e valores fundamentais do Evangelho para o crescimento saudável da igreja. Não é apenas o contexto que determinará o seu crescimento, pois em Atos mesmo sendo perseguida, ou impedida de anunciar a mensagem do Evangelho, a igreja se desenvolvia. Portanto, antes de pensar em se reinventar, a igreja precisa manter-se fundamentada nos princípios do Evangelho que podem ser encontrados em At.2.42-47. Neste, a fé não está dicotomizada do conhecimento de Deus, ao contrário o conhecimento dá direção e força a fé. Assim, o número de cristãos primitivos não crescia apenas numericamente, mas espiritual, moral, e racionalmente.
Em fim, os princípios fundamentais do evangelho encontrados na igreja em Atos dos Apóstolos favoreceu, mais do que um crescimento numérico, um crescimento saudável da igreja. É claro que não se pode limitar um modelo para a saúde da igreja apenas em um livro do Novo Testamento, visto que o apóstolo Paulo e os outros escritores neotestamentários produziram muitas orientações para que os discípulos desenvolvessem um cristianismo saudável em suas igrejas. Isso significa, que para uma abordagem mais completa sobre o crescimento saudável da igreja poderá ser abordado futuramente esse tema em cada carta do Novo Testamento a fim de jogar luz sobre cada momento que a Igreja de Cristo tem passado, favorecendo assim a manutenção da sua saúde.
Rev. Diego Cosendey Maia