Canal da Igreja - Ao Vivo

sábado, 18 de junho de 2011

O DEUS ESCONDIDO


O DEUS ESCONDIDO

“[Deus] o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível,
a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver.
A ele honra e poder eterno. Amém!”  1Tm.6.16

                Ninguém jamais viu a Deus. Como se relacionar com Ele? Todos os relacionamentos humanos acontecem na base do que se vê, do que se pode tocar. Até aqueles que, hoje em dia, se relacionam via internet trocam fotos para se conhecerem melhor. E outros que não podem ver usam as mãos para “enxergarem” o outro. Parece muito estranho acreditar na existência de Deus sem nunca tê-Lo visto.
                Não são poucos que desanimam na caminhada cristã pelo fato de não conseguirem ver Deus, o Soberano do Universo. Não são poucos que enfraquecem na fé, ou a perdem completamente por não se sentirem acompanhados por esse Deus que não se pode ver, pois é Espírito invisível. Não são poucos que perdem a reverência a Deus, e vivem uma religião vazia e uma vida sem compromisso com a Palavra pensando que pelo fato de não verem o Senhor, Ele também não os vê.
                Moisés desejou ver a face de Deus e mesmo sendo um servo dEle, não o pode ver: “porquanto, homem nenhum verá a minha face e viverá” Ex.33.20, disse o Senhor. Paulo disse que Deus habita em luz inacessível deixando a evidência de que não podemos conhecer a Deus, nem compreender suas ações, pois não temos essa condição. Visto que não temos essa capacidade de ver ou conhecer a Deus, Ele mesmo resolveu se descobrir aos nossos olhos para que pudéssemos, pelo seu poder e não nosso, conhecê-Lo mais de perto.
                O Deus escondido descortinou-se em Jesus Cristo: “Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito [Jesus Cristo], que está no seio do Pai, é quem o revelou.”Jo.1.18. O próprio Senhor Jesus disse: “Quem me vê a mim vê o Pai”Jo.14.9. O apóstolo Paulo também esclareceu quando disse de Jesus Cristo: “Este é a imagem do Deus invisível...”Cl.1.15.
                Portanto, quanto mais nos aproximamos de Jesus Cristo, quanto mais aprendemos dEle pela Palavra de Deus, quanto mais nos relacionamos com Ele, mais os nossos olhos se abrem para o entendimento de Deus que estava escondido nos séculos antigos (Cl.1.24-29) e para a compreensão dos seus propósitos. Por isso, Paulo orienta que nós devemos atentar para aquilo que não podemos ver, pois o que se vê é passageiro, mas o que não se pode ver é eterno (2Co.4.18). Não se deixe desanimar por não ver Deus ou o que Ele faz. Lembre-se que Jesus disse que Bem-aventurados são os que creem sem ver (Jo.20.29).
Rev. Diego Maia