Canal da Igreja - Ao Vivo

sábado, 18 de junho de 2011

MANDATO CULTURAL


MANDATO CULTURAL

            “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.” Gn.1.28; 2.15

            Hoje, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Um dia separado para que a humanidade lembre da importância que tem tudo o que Deus fez. O ser humano entendeu que é afetado diretamente pelo meio ambiente. Se ele cuida do ambiente, recebe de volta condições favoráveis à uma vida saudável.
            Quando Deus criou todas as coisas tudo era bom (Gn.1.31), mas quando entrou o pecado no mundo pela desobediência do primeiro ser humano, a terra passou a sofrer também (Gn.3.17,18). Por isso, o apóstolo Paulo disse em Rm.8.19-22 que a criação geme e espera a sua própria redenção do cativeiro da corrupção.
            Ao ser criado o ser humano recebeu uma ordem de Deus. Ele deveria povoar a terrar, dominar sobre tudo, cultivar e guardar o lugar que Deus havia lhe dado. Entretanto a corrupção humana tornou nebulosa essa compreensão e ofuscou essa tarefa que é chamada de Mandato Cultural. O ser humano deveria agir como um mordomo do Senhor, governando a terra para Ele e desenvolvendo uma cultura que glorificasse a Deus em todas as instâncias da vida.
            Somente o ser que foi criado a imagem e semelhança de Deus poderia cuidar do mundo da maneira como desejava o seu criador. Mas essa concepção foi se perdendo ao longo dos séculos e ao invés de cuidar e guardar, a terra foi explorada de maneira gananciosa e sem consciência de preservação.
            Como discípulos de Jesus temos a tarefa de além de cumprir o Mandato do Espiritual – a Proclamação do Evangelho, temos de igual modo a responsabilidade de cuidarmos deste mundo de maneira sábia e como Deus quer. Por isso, todo crente deve se importar com todas as áreas da vida social, política, econômica, e também ecológica para que em todas as áreas da vida, em todas as circunstâncias nossas atitudes sejam realizadas de maneira que Deus seja glorificado em tudo. Controle de natalidade, equilíbrio no uso dos recursos naturais, administração sábia as finanças, cuidar da flora e animais são assuntos que não devem ficar de fora da pauta da nossa vida. O domínio sobre o mundo que Deus deu ao ser humano, não era para este destruí-lo e sim para cuidar dele. Como alguém em quem Cristo tem formado a imagem e semelhança de Deus não seja negligente em cuidar da casa que Deus deu para todos nós – o Planeta.