CUIDAR DA FAMÍLIA
UM GRANDE DESAFIO!
Após criar o homem e a mulher o Senhor Deus os abençoou como uma só carne para que fossem fecundos, se multiplicassem e enchessem a terra. Assim surgiu a família, pela vontade de Deus e o melhor, com a bênção dEle (Gn.1.27,28; 2.24).
Outro fato importante é que Satanás que sempre tentou destruir as obras de Deus, também intentou contra a família a fim de destruí-la (Gn.3) desde o seu princípio. Adão e Eva tiveram dificuldades em lidar com a astúcia e os “encantos” do diabo e caíram em desobediência a Deus, recebendo como conseqüência disso sua expulsão do Jardim do Éden. Não bastasse isso, eles perderam seus primeiros filhos. O primogênito matou o caçula, e assim como seus pais do Jardim, também foi “banido” por Deus para uma terra distante (Gn.4).
A bíblia também nos mostra além das tentativas do Inimigo de Deus em destruir as famílias, pessoas com muitas dificuldades em cuidar de seus lares. Sara sem esperar o tempo de Deus para ela, resolveu dar a sua serva para seu esposo ter um filho com ela (Gn.16), e já adolescente o menino sofreu com sentimento de rejeição de Sara e de seu pai, pois foi expulso da família (Gn.21). Resultado: um filho adolescente que cresceu sem o pai e um pai que não pode ver as maiores conquistas de seu filho. Rebeca também não soube esperar o tempo de Deus para Jacó e tramou com o mesmo tomar a bênção do primogênito. Resultado: dois irmãos alimentando no coração sentimentos ruins e penosos um em relação ao outro por 20 anos inteiros (Gn.27;31.38;33). José foi vendido por seus irmãos por ciúme e ódio, tendo em vista que seu pai o tinha como preferido (Gn.37.3,4,28). São muitos casos tristes realmente. Davi adulterou (2Sm.11), seu filho primogênito Amnom cometeu incesto com tamar. Absalão também filho, matou o próprio irmão Amnom porque Davi não o corrigiu (2Sm.13). Em virtude disso Absalão começou a perseguir Davi para o matar, e teve relações com as mulheres do próprio pai (2Sm.15;16) e acabou morrendo quando lutava contra o exército de seu pai. Resultado: Davi teve três filhos mortos, entre eles um recém-nascido, e uma filha abusada sexualmente. Que tragédia.
Mas há esperança! Como a família nasceu pela vontade de Deus, nosso grande desafio é cuidar dela conforme os preceitos que Deus nos ensina em sua Palavra. E ainda que tenhamos de lutar contra o Inimigo, contra nossas inclinações más e contra as estatísticas, desenvolvamos o amor de 1Co.13, o respeito, o cuidado de Ef.5, a obediência de Ef.6, e acima de tudo a dependência do Senhor para que Ele em tempo oportuno transforme o nosso lar na família que Ele planejou para nós.
Rev. Diego Maia